Após a Black Friday, consumidores mantém o foco para as compras de Natal, aponta pesquisa

Com a Black Friday já no retrovisor, a atenção dos consumidores brasileiros se volta para as compras de Natal. Dados da Do Follow apontam que muitos consumidores aproveitaram as promoções de novembro para adiantar presentes natalinos, enquanto outros mantêm o foco no planejamento para as festas de fim de ano. 

 

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), houve um aumento de 17,1% nas vendas do comércio físico e de 8,9% no e-commerce – comparando as vendas realizadas sexta-feira (29) com a Black Friday de 2023. 

 

Black Friday como ponte para o Natal

 

O interesse pela Black Friday, tradicionalmente concentrado em novembro, mostrou um aquecimento já em outubro, registrando 66 pontos de interesse na escala do Google Trends. No auge, no início de novembro, atingiu o pico máximo de 100 pontos. Segundo a Do Follow, os consumidores viram na data uma oportunidade estratégica para economizar e antecipar compras de Natal.

 

Porém, nem todos conseguiram finalizar suas listas de presentes durante a Black Friday. Essa lacuna abre espaço para um novo ciclo de consumo, voltado exclusivamente ao Natal.

 

De acordo com a agência, esse movimento representa um comportamento estratégico dos consumidores, que enxergaram na Black Friday uma ponte direta para o Natal. Com os preços mais atrativos, houve uma forte tendência de antecipação das compras, especialmente para o termo “presentes de natal”. As buscas no Google de agosto a outubro apontavam os indícios da antecipação, enquanto a análise de setembro a novembro demonstra mais firmeza e consistência nas buscas, com o final do ano se aproximando. 



(Fonte: Do Follow com dados de Google Trends – análise de agosto a outubro)



(Fonte: Do Follow com dados de Google Trends – análise de setembro a novembro)

 

Ainda no Google Trends, expressões como “presentes de Natal para funcionários”, “brinquedos”, “presentes criativos” e “presentes personalizados” mostram uma alta constante, reforçando que o planejamento financeiro continua sendo uma prioridade.

 

Além disso, assuntos relacionados também tiveram aumento repentino, como “decoração de natal”, “Natura Cosméticos”  e “Cacau Show” – apontando as duas marcas com força nas vendas de presentes para a data – e “caixa para presente”.

 

“Os consumidores estão mais conscientes, utilizando a Black Friday como uma ferramenta para organizar as compras de Natal. Mesmo assim, muitos mantêm parte do orçamento para aquisições específicas em dezembro”, afirma Wellington Glogovchan, cofundador da Do Follow.

 

Empresas ajustam estratégias para o Natal

 

Com o foco do consumidor voltado para as festas, as empresas estão adaptando suas estratégias para atender à demanda. “É essencial que os varejistas se mantenham atentos às necessidades específicas dos clientes neste período, garantindo estoques bem gerenciados, ofertas personalizadas e uma experiência de compra otimizada”, destaca Glogovchan.

 

Investir em estratégias de marketing direcionadas, otimização de sites e treinamento de equipes são passos indispensáveis para manter a competitividade nesta temporada. Além disso, a personalização das promoções para o público-alvo é um diferencial que pode fidelizar clientes neste momento de alta concorrência.

 

Um final de ano estratégico para consumidores e empresas

 

Passada a Black Friday, o período natalino consolida a jornada de compras de fim de ano. A sinergia entre as duas datas beneficia tanto consumidores quanto marcas, que aproveitam o contexto para otimizar investimentos e garantir a qualidade dos presentes.

 

Com o aumento das buscas e o crescimento do interesse por presentes natalinos, o desafio para as empresas é continuar surpreendendo seus clientes, entregando não apenas produtos, mas experiências que tornem as festas ainda mais especiais.

 

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